Educação

Ballet Infantil: coloque sua filha para dançar desde pequena!

ballet-infantil-coloque-sua-filha-para-dancar-desde-pequena.jpeg

ballet infantil é uma das atividades voltadas às meninas que mais trazem benefícios à saúde física e mental. Além disso, a dança também implementa o entendimento da disciplina e da convivência com outras crianças da mesma idade.

As meninas amam a prática dessa atividade e rapidamente se adaptam à rotina e aos passos que desenvolvem no dia a dia das aulas. E, além disso, não há quem resista à graciosidade de uma pequena bailarina, não é mesmo?

Neste artigo, listamos os principais benefícios de matricular o quanto antes sua filha nas aulas de ballet infantil, além dos cuidados que se deve tomar em relação ao bem-estar de sua dançarina. Continue a leitura!

Saiba a idade adequada para as primeiras aulas de ballet infantil

As meninas que praticam o ballet desde cedo podem começar a colher benefícios incríveis ainda quando crianças. Essas evoluções vêm relacionadas à postura corporal e comportamental, graças à disciplina e às exigências da dança em relação a esses fatores.

O ballet infantil hoje se divide em duas categorias: Baby Class e Infantil, propriamente dito. Cada um deles foi desenvolvido pensando em uma faixa etária específica e no que o aprendizado pode desenvolver nessas crianças, com adaptações pontuais e muito positivas. Conheça mais sobre as duas categorias:

Baby Class

A Baby Class é direcionada para crianças entre 3 a 7 anos de idade e tem como foco o divertimento e o desenvolvimento da imaginação por meio de jogos, brincadeiras e exercícios que estimulam a criatividade e a consciência corporal.

Ele é uma espécie de introdução ao ballet, preparando a criança para se desenvolver na dança posteriormente, mas atendendo às demandas atuais referentes à sua idade. A dança no Baby Class tem um viés mais lúdico, sem tanta cobrança por perfeição na execução de movimentos.

As músicas tradicionais abrem espaço para outras mais comuns ao cotidiano das crianças e que elas têm maior facilidade de reconhecimento, assim se sentem mais atraídas e dispostas a dançar e se divertir.

Essa prática concede à criança maior independência e habilidade motora, além do desenvolvimento intelectual e da ciência do próprio potencial, já que mesmo com o tom de diversão, as atividades são pensadas para que as pequenas desenvolvam diversos aspectos cognitivos e corporais.

ballet-para-meninas

Ballet Infantil

Crianças com sete anos ou mais praticam o ballet infantil. Essa faixa etária constitui o período mais adequado para a prática séria da dança, uma vez que exige mais disciplina e dedicação.

Nessa altura as meninas já podem praticar os principais movimentos de dança com uma maior exigência acerca da execução correta dos passos. Aqui acontece, de fato, o ensino do ballet tradicional, com a exigência correta quando se trata de crianças.

As habilidades são desenvolvidas aos poucos, mediante rotinas de exercícios. Cada bailarina se desenvolve ao seu próprio tempo. Diversos fatores influenciam nessa trajetória, entre eles:

  • idade;
  • maturidade emocional;
  • dedicação;
  • interesse;
  • qualidade das aulas;
  • incentivo;
  • tempo de práticas;
  • condicionamento físico.

É de grande importância que se respeite o ritmo da criança e a vontade de dedicar-se ou não ao desenvolvimento mais rápido de suas habilidades como bailarina, pois é isso o que vai determinar seu nível de autoconfiança no momento em que decidir subir ao palco de sapatilhas.

Aos pais, portanto, cabe apoiar e incentivar, mas nunca forçar a criança a se interessar pelo ballet infantil, assim como por qualquer outra atividade. Se for do desejo das meninas se dedicarem e se manterem na prática, será possível identificar isso com o passar do tempo.

Compreenda os principais benefícios da prática

Dançar, além de divertido, traz uma série de benefícios em campos como o físico, mental e social. O ballet infantil fortalece ainda os campos da criatividade, da musicalidade e da capacidade de trabalhar em conjunto com outros indivíduos, razões pelas quais essa modalidade de dança está entre as mais recomendadas para crianças.

O ballet exige uma postura impecável, tanto física quanto comportamental, consistindo em uma área bastante rígida da dança. Mas, em compensação, a atividade é capaz de desenvolver diversas habilidades importantes à criança por meio da prática de exercícios e de postura. Vamos ver mais detalhadamente quais são esses benefícios?

Desenvolve fisicamente

Uma das grandes demandas do crescimento de uma criança é o desenvolvimento físico em todos os aspectos. Quando o processo normal acontece junto à prática de uma atividade como o ballet infantil, a tendência é de uma potencialização dessa etapa.

A criança que pratica a dança se desenvolve fisicamente melhor, com uma estrutura mais forte, com maior flexibilidade, com fortalecimento muscular e com a saúde física, de uma maneira geral, em dia. O ballet pode ser visto com tanta importância quanto o esporte quando se trata de benefícios físicos às crianças.

Mantém o peso saudável

O número de crianças acima do peso no mundo aumentou 10 vezes nos últimos 40 anos. Só no Brasil, 7,3% das crianças abaixo dos 5 anos estão nesse quadro. Esses números ajudam a entender como a obesidade infantil é um problema relevante e que deve ser encarado com muita atenção.

A prática de uma atividade como o ballet é uma das grandes aliadas, além de uma boa alimentação, para que as meninas consigam ter uma manutenção do peso de forma bastante natural, já que a atividade exige esforço físico. Em um período com tantos atrativos tecnológicos, o ballet infantil é um recurso para tirar as meninas de casa e mantê-las cada vez mais saudáveis e felizes.

Desenvolve a capacidade rítmica

Aprender os passos de ballet requer bastante atenção e ritmo! Com a prática, a tendência é que as meninas se desenvolvam nesse aspecto, tendo cada vez mais a capacidade de acompanhar os movimentos e entender a necessidade de executá-los de acordo com a música.

A prática é de grande importância para que as crianças consigam ter o aumento dessa percepção em relação ao ritmo, algo que será importante para ela durante toda sua vida, em diversos aspectos diferentes.

Melhora a autoconfiança

Fundamental para o desenvolvimento da personalidade, a autoconfiança de qualquer pessoa precisa estar em alta para que ela caminhe bem em todos os âmbitos de sua vida. Ter habilidades em uma prática como o ballet pode ser muito importante para que as meninas estejam cada vez mais soltas e capazes de mostrar sua personalidade.

Como é uma dança, o ballet é de grande ajuda na perda da timidez, já que, conforme a criança se desenvolve, mais ela estará se sentindo pronta para se apresentar na frente de mais pessoas.

Esse efeito se reflete em muitos outros pontos de sua vida, fazendo com que ela melhore suas capacidades de se expressar, perdendo a vergonha.

Desenvolve a consciência corporal

Uma criança tende a entender como funcionam os movimentos do seu corpo com o passar do tempo, à medida que entende seus limites e como acontecem as respostas de acordo com o que ela pretende executar. No ballet esse processo é estimulado com frequência, potencializando essa consciência naturalmente.

A necessidade de estar constantemente aprendendo novos movimentos leva a criança a explorar as possibilidades de movimentação do seu corpo, entendendo melhor como funciona isso de maneira muito cognitiva e espontânea. É por meio dessa consciência que a menina que pratica o ballet infantil vai aprender a realizar novos passos durante a prática.

Aumenta o foco e a concentração

vestido-infantil-mon-sucreAs diferentes personalidades das meninas fazem com que elas apresentem algumas características próprias. Para algumas é mais complicado se concentrar em atividades comuns no dia a dia, o que pode causar algumas dificuldades muito comuns na vida escolar.

Muito dessa falta de capacidade de se concentrar pode estar ligada a uma agitação intensa, que acaba sendo frequente e aparece em vários momentos. O ballet é uma das formas mais eficientes de canalizar isso! 

Na prática constante, a criança é estimulada a manter sua concentração para aprender novos passos e executar movimentos, de maneira que seja demandado muito foco e disciplina para que haja o desenvolvimento no ballet. Assim, naturalmente, a menina tende a ter cada vez mais capacidade de se concentrar em todas as suas tarefas e atividades.

 

Desenvolve as relações sociais

Conhecer novas amiguinhas é fundamental para que as meninas tenham contato constante com outras crianças de suas respectivas idades, com os mesmos interesses e gostos. O desenvolvimento social é parte muito importante do crescimento, e o ballet consegue oferecer isso de forma natural. O ciclo de amigos que pode ser gerado nas aulas é benéfico e tem tudo para durar bastante tempo.

Além de fazer amigas, as meninas também terão contato com adultos de outras idades e em uma posição hierárquica superior, o que é fundamental para que elas entendam a necessidade da disciplina e do respeito. Essa relação acaba sendo muito vantajosa para a compreensão também do papel e da importância do professor.

Desenvolve o senso de cultura

Um dos grandes benefícios do ballet infantil na vida das meninas é a aproximação com as artes, algo tão importante no desenvolvimento cultural de uma criança. A prática coloca as pequenas em contato basicamente com dança e música, o que pode ser uma grande porta de entrada para o envolvimento com outros segmentos artísticos.

Desse modo, há boas chances do ballet ser um costume que passe a desenvolver o gosto por outros tipos de manifestações culturais e artísticas, agregando muito na parte educacional e cultural das crianças.

Melhora a capacidade cognitiva

As aulas de ballet infantil expõem as meninas constantemente a novos aprendizados. Quando ainda pequenas, é importante que as crianças estejam em contato com atividades que estimulem a capacidade cognitiva delas, ou seja, sua condição de aprender coisas novas. Isso é fundamental em longo prazo, especialmente quando chega o período escolar.

A necessidade de entender a execução de movimentos, como eles são realizados, além da memorização de cada etapa é de grande importância nesse aspecto. Quando a criança recebe esse estímulo frequentemente e de uma maneira tão natural, há um desenvolvimento dessa capacidade cognitiva.

loja-vestido-infantil

Veja os cuidados necessários com sua bailarina

Toda mãe de bailarina precisa conhecer alguns truques de beleza para garantir que sua pequena estrela brilhe durante as aulas e apresentações. Para te ajudar a deixar sua dançarina ainda mais linda, listamos algumas dicas de mamães experientes no assunto:

Cabelos

Bailarinas precisam usar penteados que sejam, ao mesmo tempo, lindos, impecavelmente arranjados, práticos e resistentes. Não é por acaso que os coques são a grande tradição entre elas, tanto nas apresentações quanto nos treinos.

Há, inclusive, um modelo batizado de coque bailarina, tamanha a sua popularidade. Não obstante, é possível usar outros modelos lindíssimos, contanto que os cabelos não fiquem escapando e atrapalhando na hora de executar os movimentos.

Cuidados como hidratação, shampoos e condicionadores específicos para cada tipo de cabelo ajudam a compor um visual digno de uma bailarina.

Maquiagem

As meninas bailarinas, sobretudo aquelas que já praticam o ballet infantil, costumam usar maquiagem durante as apresentações e isso exige que as mães estejam preparadas para ajudar nessa tarefa.

Uma dica muito boa para maquiagem de bailarinas é marcar o olhar e utilizar um batom de tom mais leve, bem mais adequado para as bailarinas mais jovens. Um rímel à prova d’água e um bom delineador bastam para destacar o olhar, além do lápis branco, que ajuda a realçar a parte branca dos olhos.

Pele

Mulheres que usam maquiagem sabem que é necessário retirar tudo antes de dormir, sem deixar qualquer resíduo de produtos na pele, sobretudo nas peles mais jovens e sensíveis.

Lencinhos para retirar maquiagem, vendidos em lojas de cosméticos, são ótimos aliados nessas horas, além dos sabonetes neutros e hidratantes para evitar o ressecamento da pele.

É essencial testar todos os produtos em uma pequena região do antebraço antes de aplicar no rosto, para ter certeza de que a criança não é alérgica ao produto.

Sapatilhas

Sapatilhas de ponta exigem muita técnica e experiência no ballet. Portanto, jamais devem ser usadas por conta própria, sob o risco de grave lesão.

Os movimentos feitos de forma desorientada não só prejudicam o desenvolvimento da prática do ballet, como podem causar lesões seríssimas, sobretudo em bailarinas jovens cuja estrutura óssea ainda está em formação.

Pés

Os pés costumam ser a grande preocupação das bailarinas, pois os machucados e as contusões são frequentes nos treinos, principalmente para aquelas que começam a utilizar as sapatilhas de ponta.

Entre as bailarinas profissionais, é comum lidar com contusões devido ao treino repetitivo durante horas a fio, mas elas garantem que com o tempo dá para se acostumar e aprender algumas técnicas.

Para as bailarinas mais jovens, não é recomendado o uso da sapatilha de ponta, conforme mencionamos, mas existem outros tipos de sapatilhas adequadas para esse público. Mesmo que ainda demore algum tempo para a sua bailarina dançar na ponta dos pés, desde já ela pode esbanjar sua graça e beleza nas aulas.

O ballet infantil está entre as atividades físicas que geram mais benefícios para as crianças, desde o desenvolvimento da coordenação motora até a habilidade de se relacionar melhor socialmente.

Curtiu nosso post? Assinando a nossa newsletter você recebe muitos outros diretamente em seu e-mail!

Vestidos-infantis-online

Você também pode gostar
criancas-e-televisao-qual-e-o-limite-dessa-relacao.jpeg
Crianças e televisão: qual é o limite dessa relação?
5-canais-de-tv-que-instigam-a-inteligencia-de-seu-filho.jpeg
5 canais de TV que instigam a inteligência de seu filho
problemas de aprendizagem das criancas
Como identificar os problemas de aprendizagem das crianças?
3 Comentários
  • Jucileia sena
    18/08/2018 as 01:17
    Responder

    Mh filha tem 5 anos qual o valor mensal?

  • igurevje
    31/05/2018 as 16:11
    Responder

    Perfeito. Adorei o blog. parabens

  • Iane
    04/04/2018 as 10:41
    Responder

    Gostaria de saber quanto que o valor p colocar minha filha ..

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This