Educação

Ballet para crianças: 7 passos para aprender na infância

ballet-para-criancas-7-passos-para-aprender-na-infancia.jpeg

O ballet para crianças é uma ótima atividade para ser praticada na infância. Os belos movimentos da dança, além de serem uma manifestação artística para as pequenas, trazem uma série de benefícios físicos e sociais.

No início, a dificuldade em executar movimentos pode acontecer, é natural, então é interessante que as crianças aprendam alguns passos ideais para quem está começando. Isso as ajudará a manter a motivação com o ballet!

O post a seguir trará 7 passos para serem aprendidos ainda na infância, que ajudarão no desenvolvimento das habilidades da dança, mantendo as meninas motivadas para a prática do ballet. Continue a leitura e acompanhe!

1. Ronde de jambe

“Rodar a perna”, em francês, este passo consiste em utilizar o membro inferior para realizar um movimento em formato de “D”, quando realizado no chão, ou um semiarco, quando a bailarina faz no ar. Ambos podem ser feitos para trás ou para frente.

O detalhe fica por conta do movimento feito no ar. Quando executado, a perna faz o semicírculo apenas com a parte do joelho para baixo, com a coxa aparentemente ficando parada.

Relativamente fácil, ele é ótimo para as meninas que ainda estão começando no ballet, especialmente porque pode ser feito com auxílio da barra.

2. Plié

O plié é um dos movimentos mais respeitados no meio do ballet, sendo quase fundamental para qualquer praticante da dança. Ele é feito na barra e consiste em um agachamento em que os joelhos são flexionados para os lados, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou somente um.

Esse passo tem uma proposta mais funcional do que estética, já que seu fundamento é trazer mais flexibilidade aos músculos e tendões. Quanto melhor o plié, mais técnica e qualidade terá a bailarina.

O movimento se divide em dois tipos: grand plié e demi plié. O primeiro é uma flexão maior dos joelhos, com mais abertura das pernas e agachamento do quadril. O segundo é uma flexão leve, em que a bailarina quase não desce o corpo.

3. Jeté

Neste passo, a bailarina precisa mostrar um pouco mais de dinamismo, mas ainda assim ele é ótimo para quem ainda está iniciando. No movimento, uma das pernas é esticada com força e agilidade para alguma direção e, simultaneamente, o pé da outra perna é levantado.

Por vezes, acontece a alternação, com a bailarina cada hora levantando uma perna e se apoiando na outra, sempre lembrando de ficar na ponta do pé que está no chão. O nome do passo significa “atirado” ou “lançado”.

4. Tendu

Este movimento é um pouco similar ao jeté. Nele, a bailarina deve esticar uma das pernas, sem muita intensidade, para frente ou para trás do corpo, afastando o membro. Esse movimento deve ser feito com o pé dessa perna sendo arrastado na direção que ela desejar.

O movimento do pé deve ser feito gradativamente, levantando primeiro o calcanhar e depois o restante da região, mantendo somente a ponta, mais precisamente o dedão, em contato com o chão. Simples, o movimento é elegante e traz muita motivação para a bailarina que está começando!

5. Grand battement

Simples, este passo é feito com muita autoridade e firmeza. A perna é atirada para frente, em uma “batida”, com um movimento feito com vigor, mas sem perder a classe que o ballet para crianças demanda. Para isso, a menina precisa estar com tronco e pernas esticados e em bom alinhamento.

A perna que faz o movimento deve se afastar da outra, que fica de base. Ela se desloca para frente ou para o lado, com muita aplicação e concentração. O grand battement é um movimento simples, perfeito para quem está começando a ganhar confiança!

6. Adagio

O adagio é um movimento que requer equilíbrio da bailarina iniciante, mas, se aprendido cedo, traz muita segurança e destreza para executar uma série de outros passos. Ele consiste simplesmente em manter uma das pernas no ar, de forma suave, delicada e elegante em sua execução.

Ele exige muita força e trabalho dos músculos da perna, sendo ótimo para o desenvolvimento físico e servindo de base para vários outros passos. Uma vez bem executado, o adagio auxilia a bailarina a aprender e executar diversos movimentos com mais facilidade e destreza.

7. En dehors

Mais um movimento simples, ele consiste no posicionamento dos calcanhares para fora, ou seja, para frente, de modo que um encoste no outro e a ponta dos pés fique para os lados. Fácil, esse passo tem muita importância no ballet.

O en dehors é fundamental, pois uma série de movimentos da dança tem essa posição dos pés como ponto de partida para a execução, o que configura um aprendizado básico, necessário e que será de grande auxílio para que a bailarina iniciante consiga desenvolver outros passos com facilidade.

Alguns fatores são essenciais para a prática

O ballet é uma prática que exige disciplina, então, se as meninas realmente sentem prazer pela dança, incentive-as e ensine a importância da dedicação, do treinamento e do cumprimento com as responsabilidades.

Também é importante que as crianças respeitem seus limites e não se comparem com outros alunos que tenham uma técnica melhor ou mais facilidade em aprender. Cada um tem seu tempo na dança!

Elas também não precisam chegar aos seus limites. O ballet deve ser uma atividade de lazer, para desenvolvimento físico e social, em que a criança se divirta, faça amigos e se sinta incluída em um grupo.

Tudo que a criança aprender durante o tempo que praticar o ballet pode ser levado por toda a vida. Se ela realmente se interessa pela dança, é importante que os pais apoiem e permitam que ela se desenvolva naturalmente na prática.

Gostou de saber um pouco mais sobre passos de ballet para crianças? Aprendê-los é importante para ganhar confiança e seguir o desenvolvimento para a dança. Eles são os mais básicos e fáceis de serem feitos no início da atividade.

Quer ver mais conteúdos relevantes sobre crianças e tudo que está relacionado a elas? Siga as páginas da Pozinho Mágico no Facebook e Instagram!

vestido-de-menina

Você também pode gostar
brincadeiras-para-o-dia-das-criancas-saiba-aproveitar-com-seus-filhos.jpeg
Brincadeiras para o dia das crianças: saiba aproveitar com seus filhos
contacao-de-historias-leve-seus-filhos-por-esse-universo-fantastico.jpeg
Contação de histórias: leve seus filhos por esse universo fantástico!
conheca-7-canais-infantis-educativos-ideais-para-seu-filho.jpeg
Conheça 7 canais infantis educativos ideais para seu filho

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This