Saúde

Descubra como aumentar a imunidade infantil com 5 alimentos

descubra-como-aumentar-a-imunidade-infantil-com-5-alimentos.jpeg

Manter a saúde dos filhos em dia é prioridade de toda mãe que preza pelo bem-estar da família. Em algumas épocas do ano, o organismo fica mais suscetível a gripes, resfriados, viroses e outras doenças. Muitas vezes, não tem como escapar dessas enfermidades. Mas há como aumentar a imunidade infantil por meio da ingestão de alguns alimentos específicos.

O cardápio das crianças deve ser diversificado e rico em nutrientes. Inserir frutas, legumes e verduras diariamente é um excelente método para turbinar a defesa do corpo e diminuir a incidência de enfermidades.

Então, se você pretende diminuir as idas ao médico e gastar menos dinheiro com medicamentos, conheça alguns alimentos que são os melhores aliados no combate aos vírus e bactérias.

1. Frutas cítricas

As frutas devem ser consumidas pelas crianças todos os dias. As opções cítricas, como limão, laranja, kiwi, morango e maracujá, além de conter muitas fibras e auxiliar no funcionamento do intestino, são ricas em antioxidantes. Essa substância inibe a ação dos radicais livres —, líquido que debilita as células e deixa o corpo propenso à contaminação por microrganismos.

Você pode oferecer as frutas como lanches intermediários ou sobremesas, tanto na forma integral quanto como sucos e vitaminas. Experimente as variações e descubra o modo que o seu filho mais gosta!

2. Vegetais verde-escuros

Algumas crianças podem recusar o consumo de vegetais. No entanto, os pais devem insistir na oferta, pois eles são fundamentais para mantê-las saudáveis. Os vegetais verde-escuros atuam na melhora da imunidade infantil, uma vez que auxiliam na produção de glóbulos brancos, células que exercem a defesa do organismo.

Couve, espinafre, agrião e brócolis são algumas das variedades que devem fazer parte da sua lista de compras. Caso o seu pequeno se recuse a comê-los, coloque algumas estratégias em prática. Por exemplo, ofereça um suco de couve com laranja ou sirva o brócolis misturado ao arroz integral. Sempre há um modo de preparo que é mais aceito por eles!

3. Tubérculos

Os tubérculos são vegetais ou raízes que se desenvolvem embaixo da terra. Entre eles, o gengibre é um ótimo amigo para fortalecer o sistema imunológico. Esse rizoma age contra bactérias e inflamação na garganta causada por gripes e resfriados. Para usufruir do seu efeito restaurador, você pode acrescentar pequenas lascas no preparo dos sucos.

Já o inhame é conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. Ele ajuda na eliminação das toxinas e apresenta vitamina C, ferro e zinco.vestidos-mon-sucre

4. Oleaginosas e leguminosas

As crianças que consomem pequenas porções de castanhas, nozes e amêndoas regularmente garantem o zinco e o selênio necessários para manter uma boa imunidade.

O feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha também fornecem esses elementos ao organismo. Portanto, incorporar o consumo de oleaginosas e leguminosas é uma conduta bastante favorável à saúde.

5. Alimentos de origem animal

Claro que o leite e o ovo, assim como o fígado de boi, não poderiam ficar de fora dessa valiosa seleção. Eles são indicados para intensificar a imunidade dos seus filhos. Então, sempre que possível, inclua-os nas refeições.

Garantir uma boa alimentação é um hábito importantíssimo para quem deseja saber como aumentar a imunidade das crianças. Além disso, existem outras formas de impulsionar esse fator. A higiene adequada, sobretudo das mãos, minimiza as contaminações. A atividade física também é um costume recomendado para aumentar as células que combatem as infecções virais. Por isso, vale a pena estimular a vida saudável dentro do seu lar!

Agora que já sabe como aumentar a imunidade infantil, que tal ler sobre a desidratação? Manter o corpo hidratado é um requisito para o seu pleno funcionamento. Saiba como prevenir a desidratação infantil e evitar essa contrariedade!

 

Você também pode gostar
rinite-alergica-em-criancas-o-que-eu-preciso-saber.jpeg
Rinite alérgica em crianças: o que eu preciso saber?
saiba-como-prevenir-a-desidratacao-infantil.jpeg
Saiba como prevenir a desidratação infantil
precisamos-conversar-sobre-os-sintomas-da-depressao-infantil.jpeg
Precisamos conversar sobre os sintomas da depressão infantil

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This